"A Fábula do Copo d'Água e da Sede"


Em uma terra distante, havia um vilarejo onde todos viviam em harmonia com a natureza. No centro do vilarejo, havia uma fonte de água cristalina, conhecida por sua pureza e capacidade de saciar a sede de qualquer um que bebesse dela.

Certa vez, um jovem chamado Lucas caminhava pelo vilarejo sentindo uma sede intensa. Ele sabia que a fonte estava ali para ajudá-lo, mas ao chegar, encontrou sua amiga Clara sentada ao lado da fonte, contemplando a água.

Lucas se aproximou e, com um sorriso, pediu:

— Clara, você poderia me dar um copo d'água? Estou com muita sede.

Clara olhou para Lucas com carinho e respondeu:

— Lucas, eu posso te mostrar onde está a fonte e até te ajudar a pegar um copo, mas você precisa beber a água por conta própria. Eu não posso beber a água por você e matar a sua sede.

Lucas, um pouco confuso, perguntou:

— Mas por que não? Se você me der o copo, minha sede será saciada.

Clara sorriu e explicou:

— Beber água é uma ação que só você pode realizar. Assim como na vida, há coisas que só nós mesmos podemos fazer. Eu posso te orientar e apoiar, mas no final, você precisa tomar as decisões e ações necessárias para alcançar seus objetivos e necessidades.

Refletindo sobre as palavras de Clara, Lucas percebeu a sabedoria em sua resposta. Ele agradeceu e, com determinação, encheu um copo de água da fonte e bebeu, sentindo a sede se dissipar com cada gole.

Enquanto bebia, Lucas entendeu que, na vida,


ninguém pode viver nossas experiências por nós. Precisamos tomar as rédeas de nossas próprias ações e responsabilidades. Clara o havia guiado e mostrado o caminho, mas a escolha e o esforço de saciar sua sede eram seus.

Ao terminar, Lucas sorriu para Clara e disse:

— Obrigado por me ensinar uma lição tão valiosa. A partir de agora, vou lembrar que a responsabilidade de saciar minha sede e alcançar meus objetivos é minha.

Clara sorriu de volta, satisfeita por ver seu amigo compreender a importância da autossuficiência e da ação pessoal. E assim, Lucas voltou ao vilarejo com uma nova perspectiva, pronto para enfrentar seus desafios com a determinação de quem sabe que só ele pode trilhar seu próprio caminho.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"É Preciso romper o aquário para acessar o Mar"